Macrofotografia de improviso...!









Caedicia simplex (Gafanhoto folha)
Nikon D300 + Micro Nikkor 40mm: @ 1/320 seg., f/4, ISO 200
Sem ter feito planos, hoje de tarde, saí de casa com um amigo que apareceu para “dar uma volta” pelos montes próximos e fazer uns “cliks”. Como ainda ando a testar a Tamron 24-70mm f/2.8 VC aproveitei a ocasião para a levar conjuntamente com uma grande angular e a uma Fisheye....
Contudo, para conseguir esta fotografia, foi preciso utilizar uma objectiva diferente e que não tinha levado… Uma Macro!
Por acaso o amigo Nuno tinha levado precisamente uma Micro Nikkor 40mm f/2.8 que teve a gentileza de ceder…
Depois, como não ia preparado para fazer Macrofotografia, faltava um acessório essencial… Um Flash externo!
Solução: utilizar o flash integrado na Nikon D300 enquanto o amigo Nuno segurava uma folha de papel A4 branca colocada por cima do gafanhoto de modo a projectar e a difundir alguma luz de forma indirecta.
Claro que faltou ainda um tripé e um dia sem vento… mas isso era pedir de mais, não?!


3 comentários:

Marco C. disse...

ah caro José, olhando para a qualidade da foto, noto aí alguma "falsa modéstia" ;)

José Loureiro disse...

Olá Marco
Sinceramente, acredite que não. Se reparar existem erros de iluminação na foto: Reflexos no olho, nas antenas e no dorso do gafanhoto. Depois, com uma iluminação correcta e com tripé poderia ter ido mais longe na profundidade de campo… Estava uma brisa que só por breves momentos permitia captar fotos… em macro, como sabe, qualquer movimento por mais pequeno que seja provoca desfoque. Não referi mas só depois de ter bloqueado a objectiva no modo de focagem manual é que consegui uma ou outra foto minimamente focadas!
Um abraço

http://k2naturezalinda.blogspot.com/ disse...

Boa tarde Loureiro.
Reflexo nos olhos , cai nessa hoje , tirei de um marimbondo e a droga do reflexo apareceu , vou ter que recorrer ao famigerado papel vegetal ,, mais a luz no meu ver ficou legal ,já que estava usando o flash da maquina , recurso que usou , legal isso , a qualidade esta boa sim, quanto ao reflexo , pode ou não acontecer , dependendo do ambiente,,gostei